quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ANA BEATRIZ



Minha menina, você nasceu em 19 de dezembro de 2011. Depois de você é como diz a canção: “os outros são os outros e só”. Posso até dizer que antes eu já conhecia o amor, uma vez que amo verdadeiramente sua mãe Aline, sua avó Brasilina, seu avó Luís, sua tia Maria e seus tios Manoel, Francisco e Edílson. É verdade que também amo alguns bons amigos e minha terra, quase natal, Barro Duro. Mas nada se compara a você, minha pequena. Fico comovido só de olhar para você. Esta história começou quando o testezinho da farmácia registrou dois tracinhos. Você já estava ali. A barriga de sua mãe em pouco tempo começou a crescer. Nós tínhamos tanto cuidado. Você foi gerada no Maranhão. Mais precisamente na rua do Milho, nº 88, centro, Santa Inês/MA. Você é geneticamente o prolongamento de mim e de Aline. Dos meus gametas e do sopro divino a vida se fez, e isso, minha filha, é algo espetacular e está muito além de qualquer coisa nesta vida. Você nasceu em Teresina, na maternidade Santa Fé, às 7h15min. Fiquei no apartamento esperando-a, não tive coragem de ver o parto. Foram os momentos mais demorados de minha vida. Mas logo você chegou. Tive, sem exagero, a maior emoção de minha vida. O meu bebê comendo os dedinhos e só esperou o peito da mãe chegar, para mostrar que já sabia mamar. O leite materno foi seu único alimento até os seis meses. Depois começaram as sopinhas, um dia carne, um dia frango, um dia peixe, um dia fígado. A primeira colherada sua foi a daquela foto que você está com a boca amarela. Você começou viajar bem cedo, Teresina, Timon, no restaurante da Geane, pausa para o almoço, sua mãe trocava sua fralda e você dava uma demorada mamada, Caxias, Códo, Peritoró, Alto Alegre do Maranhão, Bacabal, Pio XII, Bela Vista e finalmente Santa Inês, onde seu velho trabalha. Era muito tranquila, sorridente e quase não chorava. Demonstrava gostar muito da música que tocava no carro do papai para distrair na viagem. Depois ficou em definitivo em sua terra natal Teresina e só viajando, toda semana, para o nosso Barro Duro e para São Pedro visitar os avós. Vieram os dentes e o sorriso ficou mais lindo e constante. E uma semana antes do primeiro aniversário deu os primeiros passinhos. Nem preciso dizer que sua primeira palavra foi “papa”, é claro que as consoantes bilabiais explosivas ajudam um pouco nessa hora. Eu penso mil coisas para você, mas desejo mesmo do fundo do coração é que seja decente. Não importa se será advogada, médica, bailarina ou escritora. Importa que seja decente, minha filha. Pessoas decentes não desprezam gente humilde, nem se agasalham de qualquer jeito ao lado dos mais fortes. Gente decente estuda com afinco e trabalha com devoção para melhorar a vida dos outros. Não hesite em dizer não quando necessário. Cumpra os pactos que fizer. Reconheça quando errar e mude de rumo. Não acredite se alguém disser que você não é capaz de realizar algo. Não fique vaidosa se realizar coisas importantes. Nunca se envergonhe de sua história. Faça trabalhos voluntários para ajudar sua comunidade. Não esqueça que seu lugar é Barro Duro e que Jesus é seu senhor e seu Deus. “Você é minha semente de tudo, eu vivo a partir de você ”. Feliz aniversário.

3 comentários:

  1. José Soares...
    A forma que vc desenvolve seus textos,traçando uma sequencia de fatos minuciosamente descritos é genial;vc transporta seus leitores para a maternidade Santa Fé,lhes dá carona no seu carro p santa Inês ao som da música que distraia a ana Beatriz e os faz sentar ao lado da sua pequena para ouvir conselhos sobre como tornar-se uma pessoa decente...
    Todos esses detalhes demonstram que mesmo em meio à tantas atribuições relevantes (profissional,
    Escritor,PSDB,Barro Duro,viagens...) vc consegue manter a essencia familiar...
    vc consegue vivenciar todas as experiencias de Pai,
    companheiro/esposo,filho,irmão... acredito que esse amor pela família seja o combustível que te fornece forças para desenvolver as ações à cima mencionadas (que estão entre parenteses)
    Não se admire se esse comentário parecer muito pessoal,a verdade é que ao visitar seu Blog e ler seus textos torna-se impossível permenecer como um estranho mediante as sua muitas histórias cotidianas vividas e conpartilhadas minuciosamente nessa rede que informa e aproxima as pessoas virtualmente.
    PARABÉNS DUPLO PARA ANA BEATRIZ:
    PARABENS PELO ANIVERSÁRIO
    PARABÉNS POR TER VOCÊ,JOSÉ SOARES LIMA,COMO PAI !

    ResponderExcluir
  2. Minha sobrinha Ana Beatriz, PARABÉNS pelo seu primeiro aninho.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir