sexta-feira, 8 de março de 2013

MUDAR PARADIGMA



Entenda-se paradigma como uma forma de ver ou compreender algo. Seja um modelo ético, seja um padrão de comportamento. Todos seguimos um paradigma na vida. Tenho um amigo, o Fabrício, que disse algo bastante interessante em um comentário no meu Blog. Falando de educação, disse que “adquiriu o suficiente para continuar lutando com suas próprias forças”. É isso. Ele compreendeu o que realmente importa. Mudar paradigma é um evento possível! Lembro-me, de forma muito viva, que, desde muito cedo, decidi mudar de vida. Os meus pais, apesar de inteligentes e maravilhosos, nunca foram à escola. A gente tinha apenas a prática da vida. O mundo tinha um mistério pequeno. Na adolescência, parei de jogar futebol (que eu adorava!!!) e passei a estudar dez horas por dia. Como é bom poder lutar com as próprias forças, caro Fabrício! Tudo é uma questão de escolha. Nada está determinado. É preciso transcender. É necessário mudar paradigma. A pior escolha, acreditem, é ficar se queixando dos governos, da vida e dos outros. E como gosta-se disso! “O inferno são os outros”, asseverava Sartre. Com o tempo algumas coisas tendem a ficar claras. O segredo da vida equilibrada é saber administrar as frustrações. Todos as têm. Chega de vaidade, meu povo. A gente precisa mudar paradigma, ou admitir que a culpa é nossa quando as coisas dão erradas, ao menos a maior parte. Quem sabe um dia encontramos alguém que nos ame de verdade, façamos uma faculdade, passemos num concurso público, criemos um Blog para nos expressar, tenhamos filhas e continuemos a sonhar.

Um comentário:

  1. Mudar paradigma,mudar direção,mudar o rumo,mudar o foco... Muitas mudanças às vezes são necessárias para que alcancemos a concretização dos projetos de Deus para nossas vidas.

    ResponderExcluir