segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CAPITÃO, MEU CAPITÃO




Meu irmão mais novo chama-se Edílson Soares Lima. É atributo da personalidade ter um nome, mas nem sempre o registro de um nome é algo de relevo no sertão nordestino. Quando nasceu em 28 de junho de 1980, no lugarejo Nova Vida, sertão do Piauí, como na bela obra Vidas Secas de Graciliano Ramos, talvez bastasse dizer que era o menino mais novo de minha mãe. Era mesmo difícil apresentar-se no tempo de infância. Todos queriam saber de quem se era filho, mas não adiantava dizer, uma vez que meu pai também não era muito conhecido. O ônibus da Furtado saiu cedo levando nossa mudança. Papai prometeu que teríamos uma vida melhor em Barro Duro. Edílson tinha cinco anos de idade, quando chegamos à rua do Tiro. sua primeira professora foi a Chaga do Rádio, as primeiras letras aprendeu na escola estadual Afrânio Nunes. Jogava bola no terreiro do Louro, nadava no açudão. Em 1994, quebrou o braço. Perdeu o ano escolar. Via diariamente o sofrimento do pai e dos irmãos mais velhos para angariar o pão. Edílson nunca se importou com coisas irrelevantes. Seus melhores amigos sequer estudaram. A gente já parou mil vezes, a tarde inteira, para pensar no futuro de Barro Duro. A gente tem gratidão e amor por nossa terra. Não registramos em nossa memória nada de dor, apenas guardamos bons sentimentos e coisas que elevam. Edílson dedicou-se aos estudos. Fez a escola de oficial do Corpo de Bombeiros em Brasília. Assistiu a aulas na prestigiada Universidade de Brasília - UnB. Hoje é capitão do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Piauí e está na Força Nacional de segurança pública. Trabalha salvando vidas. É um bom barrodurense. Honra nosso nome. É meu Capitão. Você transcendeu, meu irmão. Disse a nossa gente que não é preciso alarde, que não adianta bravata, que a vida se faz de luta e a vitória se constrói no presente, com um coração limpo, muito empenho e cultivando sempre, em tudo, o amor.            

Um comentário:

  1. Belo texto, uma crônica da vida real, onde se inclui um dos meus melhores companheiros, o grande amigo Cap. BM Edilson. Parabéns a toda família.
    1º Ten. Benedito - Corpo de Bombeiros.

    ResponderExcluir