segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

HESITO



Gosto de ler e olhar a vida. Já fui mais sabido, quando era tolo. Agora caí de boa na real. A gente demora muito para resolver-se na vida. É uma perda de tempo sem fim. O poeta repentista Chico Maia disse-me uma vez que a gente tem de ser decidido. Também acho, só não consigo é ser. Às vezes que tentei ser resoluto, fiz besteiras tão grandes que fui forçado a voltar a ser hesitante. Para ser sincero, devo admitir que acho o mundo muito complicado. Acertar com a sorte e ser tranquilo é um signo forte de maturidade, mas é difícil encontrar alguém assim. A gente procura algo sempre. Lembro-me de um tempo em que eu queria mudar as pessoas. Era o meu delírio egocêntrico. Tentava de tudo. Com o tempo fui percebendo que não mudava nem as coisas que detestava em mim mesmo. Se as pessoas fossem personagens de romances, seriam tecnicamente planas. Basicamente iguais a vida inteira, com pequenas variações. Nunca vi um preguiçoso passar a ser disposto; um egoísta virar solidário, nem um avarento tornar-se gastador. Já disse e repito, a vida é um evento complexo. Como ser resoluto se tudo sempre pode dar errado? Acho que quanto mais olho a vida mais me convenço de que fazer castelo de areia no riacho do Mucambo e governar um país, na essência, não tem diferença alguma. "Oh coisas todas vã!".                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário