quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

NO TERREIRO DO LOURO



Quem jogava pelada comigo no terreiro do Louro sabe que, com o Borrego, zagueiro não podia vacilar. A Mundoca, irmã do Louro, não deixava cavar o terreiro. Aí a gente botava um pedaço de madeira e firmava-o com pedra de um lado e do outro para servir de trave. Meu time era o mais veloz do campim improvisado. Naquele tempo, eu nunca tinha ouvido falar em calorias, mas “os maguim” de minha trupe não as consumiam tantas. No espaço, que era grande para terreiro, mas pequeno para campo, a gente era apenas cinco na linha e não tinha goleiro. Era eu, Bequim, Bequiô, Bugu e Bugarim. Nem preciso dizer quem era irmão de quem. A carimbada da bola dente de leite ardia mais nas costas do que jiló na boca. A bola era pesada para nossos corpos entanguidos, mas a gente era catita veloz. O time adversário era o do “Vivim Comedor de Barro”, moleques maiores do que a gente, mas fregueses contumazes. Completavam o time do Vivim, o Bob, Dissom, Pretim e Magaiver. A bola rolava e a quebra caía. O nome mais bonito que se ouvia era “fio de rapariga”. Pelada de terreiro sempre perturba o vizinho, mas não se quebrava telhado, porque telha não havia. A gente jogava até escurecer. Eu via a bola até de noitinha. Eu não tinha miopia nem enfado com os governos naquele tempo. Seu João de Deus, pai do Louro, gostava da gente. E Louro, já adulto, não deixava os moleques maiores nos bater. Seu João, Louro e Mundoca foram nossos vizinhos mais queridos. A mamãe me ligou outro dia e disse que seu João de Deus foi descansar em paz. Mundoca agora é uma senhora aposentada. Louro casou com uma dona que conheceu na “casa de amores fáceis”, mas não teve muito sucesso no amor. No local do terreiro do Louro hoje tem uma piscina e uma casa burguesa. Não sei mais o que há por trás daquele muro alto, mas me lembro ainda do tempo em que Bugu e Borrego dominavam o jogo com rápidas tabelinhas até a explosão do gol. Hoje o silêncio e a saudade. O Borrego veloz e decidido deu lugar a este careca lento e hesitante. O tempo só não me arrancou esta paixão, que tenho, semelhante a do Borrego que fazia gol.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário